O bZ4X foi apenas o começo. Em breve, a linha de carros elétricos da Toyota se ampliará significativamente para incluir segmentos importantes, especialmente para o mercado europeu. 

Um dos modelos mais aguardados da fabricante japonesa é o bZ2X, um SUV elétrico compacto baseado no conceito Urban SUV e rival do Peugeot 2008 e do smart #1 que pode chegar entre 2024 e 2025.

Linhas familiares

Em nossa projeção, tentamos dar forma ao utilitário compacto da Toyota, que deverá confirmar grande parte das formas angulares do conceito. Por mais futuristas que sejam, de fato, as linhas do Urban SUV já mostram alguns traços característicos dos modelos mais recentes da marca, como a grade e as proporções da lateral (bastante semelhantes às do Yaris Cross).

Toyota bZ2X - projeção do Motor1.com

Toyota bZ2X - projeção do Motor1.com

Justamente por isso, as dimensões do modelo de produção não devem se afastar muito das do conceito, que pode ter 4,30 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. A bordo, esperamos uma transferência de tecnologia do bZ4X, embora com as proporções necessárias, considerando os diferentes clientes-alvo dos dois carros. 

Ao mesmo tempo, não ficaríamos surpresos se encontrássemos alguns recursos novos no bZ2X, no qual a Toyota apostará tanto, especialmente em termos de volumes de vendas.

Bateria, motores e preços

A Toyota não revelou as especificações técnicas do Urban SUV Concept. Consequentemente, é difícil imaginar as capacidades do bZ2X. 

Toyota Urban SUV Concept

Toyota Urban SUV Concept

Observando a concorrência, no entanto, é possível que o SUV compacto japonês seja equipado com uma bateria de 50 a 60 kWh e versões com um único motor dianteiro e motores duplos para tração nas quatro rodas. A autonomia poderia ser de cerca de 400-450 km para ser competitivo com rivais como o Jeep Avenger e o Opel Mokka-e.

Opreço permanece uma incógnita, mas é possível imaginar um posicionamento em torno de 35.000 - 40.000 euros (R$ 187.000 - R$ 214.000) para as versões básicas. 

Galeria: Toyota bZ2X - projeção do Motor1.com