A Honda deverá implementar nos próximos anos ambicioso projeto de eletrificação para acompanhar a concorrência cada vez mais avançada nesse setor. A Índia terá participação importante na estratégia e será usada tanto como base de desenvolvimento de projetos quanto como plataforma de exportação para os principais mercados globais.

Entre os principais projetos em curso, destaque para o ACE (Asian Compact Electric), que deverá originar inédito SUV compacto puramente elétrico. Identificado internamente pelo codinome DG9D, o modelo terá volume de produção anual de 100.000 unidades e montagem concentrada na fábrica de Tapukara, no Rajastão, que será profundamente reformulada para produzir veículos elétricos.

Honda WR-V 2025

AHonda faz mistério sobre a novidade eletrificada e diz que "não pode comentar sobre qualquer produto futuro ou estratégia de negócios devido à confidencialidade". Ainda assim, a imprensa indiana relata que o SUV em questão será baseado no recém-lançado Honda Elevate. Derivado da plataforma do Honda City, o modelo foi lançado no Japão como nova geração do WR-V e chegará ao Brasil em 2025 também nomeado com a sigla que significa Winsome Runabout Vehicle (ou veículo recreacional e cativante).

O ACE, como é provisoriamente chamado, deverá aproveitar parte do design do Honda Elevate/WR-V, mas com conjunto propulsor totalmente elétrico. O lançamento está programado para acontecer em 2025 ou, no máximo 2026. Das 100.000 unidades programadas para produção anual, entre 50.000 e 70.000 serão exportadas. “A Índia será um dos principais centros globais de exportações da Honda no futuro, além de um mercados automotivos mais importantes para a marca", disse executivo.