O tempo de recarga é uma das principais preocupações de quem se interessa por um carro elétrico atualmente. Alternativa a essa questão, a troca de bateria vai ganhando a atenção de cada vez mais montadoras. E na última semana, a Stellantis e a Ample assinaram um acordo para estabelecer uma parceria em tecnologia de carregamento de baterias de veículos elétricos.

Trabalhando para integrar a solução de troca modular de baterias da Ample em veículos elétricos da Stellantis, o objetivo é ser capaz de fornecer uma bateria totalmente carregada em menos de cinco minutos.

Ample - Estação de Troca de Bateria

A exemplo de sistemas já adotados por outras empresas de mobilidade elétrica, a tecnologia permite que um cliente de veículo elétrico que pare em uma estação de troca de bateria tenha sua bateria do veículo esgotada trocada por uma bateria totalmente carregada em questão de minutos.

Programada para começar em Madri, na Espanha, em 2024, a tecnologia deve se expandir para outros mercados globais da Stellantis, algo que já está em discussão com a Ample. O programa inicial usa uma frota de 100 carros elétricos Fiat 500e dentro do serviço de compartilhamento de frota da Free2move da Stellantis.

"A parceria com a Ample é outro exemplo de como a Stellantis está explorando todos os caminhos que favoreçam a liberdade de mobilidade para nossos clientes de veículos elétricos", disse Ricardo Stamatti, Senior Vice President, Charging & Energy Business Unit da Stellantis. 

Galeria: Ample - Estação de Troca de Bateria

É uma alternativa de fornecer energia para veículos elétricos que torna a experiência de reabastecimento tão rápida e conveniente quanto o reabastecimento com combustível, além de oferecer uma solução ecológica para os clientes que pode integrar de maneira mais contínua as fontes de energia renováveis.

As baterias da Ample são projetadas para serem uma substituição direta para a bateria original de um veículo elétrico. Isso é possível graças às baterias modulares da empresa, que podem ser encaixadas em qualquer veículo elétrico e permitirão à Stellantis integrar a tecnologia da Ample sem precisar reprojetar suas plataformas de veículos.

Outra facilidade é que as estações de troca de baterias leves da Ample podem ser instaladas em áreas públicas em apenas três dias, permitindo uma infraestrutura rapidamente escalável que pode atender à demanda dos motoristas.

Quando um EV habilitado pela Ample se aproxima da estação Ample, o veículo é imediatamente reconhecido pela estação. Uma vez estacionado, o motorista inicia a troca de bateria a partir do aplicativo móvel, resultando em uma bateria totalmente carregada em menos de cinco minutos.

AStellantis está a caminho de se tornar uma corporação carbono net zero até 2038, todos os escopos incluídos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.