Pela primeira vez, um carro totalmente elétrico está no topo das vendas globais. Essa é uma notícia importante para o segmento automotivo. E só poderia ser um Tesla. Sim, os dados da JATO para 53 mercados em todo o mundo, além de informações para outros mercados importantes e estimativas para os demais, indicam que o Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre deste ano (entre todos os tipos de propulsão).

Em agosto de 2022, o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou durante a reunião anual de acionistas que o Model Y se tornaria o veículo novo mais vendido do mundo em 2023. Embora a marca tenha crescido muito rapidamente, essa foi considerada uma meta otimista na época, dado o alto preço médio desse SUV elétrico. 

Tesla Model Y 2023

Mas os recentes cortes de preços e a expansão mundial da Tesla estão aumentando a demanda pelo Model Y. Ele foi o terceiro carro mais vendido no ano passado, atrás apenas de dois nomes muito populares: Toyota RAV4 e o Toyota Corolla. De acordo com dados de 152 mercados, a Tesla vendeu 747.500 unidades do Model Y, um aumento de 91% em relação a 2021.

Top 5 - carros mais vendidos no mundo - 1º quadrimestre

ModeloVendas
Tesla Model Y267.200
Toyota Corolla256.400
Toyota Hilux214.700
Toyota RAV4211.000
Toyota Camry166.200

O Model Y ficou 244.000 unidades atrás do sedã Corolla e 268.000 atrás do RAV4. A diferença entre os dois modelos começou a diminuir à medida que a Tesla continuou a reduzir os preços de seus carros elétricos e o boom dos veículos elétricos ganhou ainda mais força.

novo-toyota-corolla-sedan-2020

Model Y contra Corolla

Os dados coletados para o primeiro quadrimestre mostram o Tesla Model Y na liderança com 267.200 unidades vendidas. Isso representa um aumento de aproximadamente 69% em relação ao mesmo período do ano passado. O Model Y teve um forte desempenho na China, seu principal mercado, nos Estados Unidos, onde cresceu 68%, e na Europa, onde se tornou o veículo mais vendido.

OToyota Corolla ficou abaixo, apesar dos números de vendas incluírem todos os tipos de carroceria disponíveis: sedã, perua e hatchback. O Corolla, que tem sido um dos carros mais populares do mundo há anos, registrou uma tendência de queda nas vendas de 256.400 unidades. Isso inclui uma queda de 29% na China e uma queda de 10% nos Estados Unidos.

2021 Toyota RAV4 Prime

A geração atual do Corolla foi apresentada em março de 2018, enquanto o Tesla Model Y estreou um ano depois, em março de 2019. A diferença entre os dois não é tão grande, o que significa que tudo pode acontecer até o final do ano.

Mais três Toyotas entre os cinco primeiros

Parece que a Tesla tem o vento a favor, porque o Model Y é um SUV e é elétrico, uma combinação em que todos saem ganhando no momento. Por outro lado, o Corolla tem a vantagem de ser um produto verdadeiramente global, estando disponível em quase todos os países do mundo. Isso o torna menos vulnerável a qualquer conflito geopolítico entre a China e os Estados Unidos, por exemplo.

O top 5 é preenchido por três outros Toyotas: Hilux, RAV4 e Camry. Tanto o RAV4 quanto o Camry foram projetados para mercados desenvolvidos, enquanto a Hilux continua sendo a principal escolha em economias emergentes. A presença nesses mercados, que respondem por um quinto das vendas globais de veículos, é a parte que faltava na expansão da Tesla. Será que algum dia veremos um Tesla para esses mercados, incluindo o Brasil?

* Nota: Os totais mostrados neste artigo são a soma dos dados da JATO para 53 mercados mais dados/previsões oficiais para 31 outros mercados e estimativas para o resto do mundo.

O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista em Indústria Automotiva na JATO Dynamics.