Há vários anos falamos sobre o Porsche Macan elétrico e ainda assim as entregas não começarão antes de 2024. A Porsche planejava iniciar as vendas em 2023, mas recentemente decidiu adiar o SUV elétrico devido a problemas na divisão de software Cariad do Grupo Volkswagen. Enquanto isso, a marca alemã liberou algumas especificações técnicas preliminares, e elas são bem interessantes.

Como noticiado anteriormente, o Macan a combustão será montado na nova plataforma PPE co-desenvolvida com a Audi. A versão mais potente terá até 611 cavalos de potência e mais de 102 kgfm de torque a partir de uma configuração de motor duplo com tração nas quatro rodas. A PPE também está sendo projetada para uma configuração de tração traseira com um único motor elétrico.

Embora o peso total permaneça um mistério, sabemos que ele será distribuído 48% na frente e 52% na traseira. A dupla de e-motores extrairá sua potência de um conjunto de baterias de íons de lítio com uma capacidade bruta de 100 kWh (96 a 98 kWh utilizáveis). Graças à arquitetura de 800V, os proprietários do Macan elétrico poderão alimentar o pacote de baterias com suas 12 células prismáticas a mais de 270 kW.

Plataforma Porsche PPE usada no Macan EV

APorsche disse aos nossos colegas do InsideEVs EUA que uma bateria menor não estará disponível ao mesmo tempo em que uma bateria maior não é suportada pela plataforma PPE. O alcance permanece um segredo por enquanto, mas sabemos que os proprietários serão capazes de repor a bateria de 5 a 80 por cento em 25 minutos. Para aumentar a velocidade de carregamento, a engenharia inteligente foi feita para desenvolver a bateria para que ela possa funcionar melhor com carregadores de 400V, dividindo o pacote de 800V em duas partes.

Outros detalhes confirmados para o Macan elétrico incluem um diferencial de bloqueio eletrônico montado na traseira e um aumento de 15% no ângulo de direção para tornar o veículo mais manobrável. Pela mesma razão, há também a direção traseira a até cinco graus que funciona a velocidades abaixo de 80 km/h.

Por fim, vale mencionar que os Macans a combustão e elétrico coexistirão pacificamente por vários anos antes que o primeiro seja descontinuado.