Majestic Treasures

Majestic Treasures - SUV elétrico terá LiDAR integrado em visual aerodinâmico

A Volvo também exibiu o sistema LiDAR montado no teto do SUV elétrico

A Volvo já anunciou que apresentará o seu novo SUV elétrico, o EX90, no dia 9 de novembro. Para saciar um pouco a curiosidade, a marca sueca divulgou alguns teasers que mostram o visual e também algumas das tecnologias que estrearão no seu modelo topo de gama.  

Uma das principais virtudes que nortearam o desenvolvimento do novo EX90 é a eficiência. Além de toda inovação da trazida pela nova plataforma, a Volvo também direcionou seus esforços na redução da resistência aerodinâmica e ao corte do vento. O SUV de sete lugares terá um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,29 (cx), número extremamente baixo para um veículo deste porte. O resultado ajuda a maximizar o seu alcance de condução, o qual ainda não foi revelado. Para isso, o desenho frontal é arredondado e os puxadores de porta são embutidos, fatos que são visíveis nas imagens divulgadas.

A Volvo também mostrou o sistema LiDAR integrado no teto, ponto que a empresa chamou um desafio de design. Está posicionado por cima do pára-brisas na parte da frente do teto. A intenção era colocar o sistema o mais alto possível no veículo para que ampliar ao máximo o alcance, comparando os sistemas montados na grade que possuem leitura na altura dos joelhos.

De acordo com a montadora, o LiDAR será um item fundamental dos seus sistemas de segurança, uma vez que trabalha no sentido de oferecer capacidades de condução autônoma sem supervisão. O LiDAR pode detectar obstáculos a até 250 metros de distância, e é apenas uma parte das capacidades tecnológicas que o SUV da Volvo promete entregar.

O novo EX90 terá 16 sensores ultra-sônicos, oito câmeras, e cinco radares de monitoramento fora do veículo. No interior, câmeras e sensores irão monitorar não apenas o condutor, mas também os passageiros. A empresa utilizará estes sistemas para detectar crianças e animais de estimação adormecidos deixados dentro do SUV e alertar os condutores quando necessário.

Na semana passada, a Volvo divulgou imagens do interior do EX90, destacando o painel de instrumentos e as telas digitais. A sustentabilidade será também uma característica do modelo, com o SUV contendo mais de uma centena de quilos de plásticos reciclados e matéria orgânica. Na próxima semana teremos uma visão completa, e esperamos saber mais sobre os motores elétricos e potências.

Majestic Treasures Mapa do site