AGM anunciou nesta semana a aquisição de uma participação de 25% na Pure Watercraft, uma empresa com sede em Seattle especializada na criação de soluções para barcos totalmente elétricos.

A parceria entre a GM e a Pure Watercraft avança em uma visão compartilhada para promover a sustentabilidade através de uma expansão da mobilidade de emissões zero com o transporte marítimo. 

"A participação da GM na Pure Watercraft representa outra oportunidade emocionante para estender nossa meta de emissões zero para além das aplicações automotivas", disse Dan Nicholson, vice-presidente de Eletrificação Global, Controles, Software e Eletrônica da GM. "Com base nos esforços existentes da GM para implantar estrategicamente nossa tecnologia em todas as indústrias ferroviária, truck e aeroespacial, a expertise combinada dessas duas empresas deve resultar em futuras ofertas de produtos marítimos de emissão zero, proporcionando aos consumidores mais opções do que antes."

O anúncio está dentro do investimento total da GM de US$ 35 bilhões até 2025 em tecnologia de veículos elétricos e autônomos — incluindo a pesquisa e o desenvolvimento para melhorar o desempenho e reduzir os custos de bateria — com o objetivo se tornar líder de mercado em veículos elétricos na América do Norte.

O chamado Pure Outboard da Pure Watercraft usa eficiência inovadora para beneficiar o desempenho de um barco, reduzindo a poluição ambiental, e possui um custo operacional e manutenção muito menor do que os sistemas tradicionais de propulsão marinha.

A colaboração aproveitará a inovadora tecnologia de propulsão marinha da Pure Watercraft e a experiência na indústria marítima comercial com as capacidades de engenharia, cadeia de fornecedores e produção da GM. As duas empresas desenvolverão e comercializarão embarcações elétricas a bateria, integrando a tecnologia GM em uma variedade de aplicações, ajudando a acelerar a transição do setor para a mobilidade elétrica.