O recém-revelado Genesis GV60 pode ser um dos primeiros carros elétricos com um sistema de recarga sem fio de fábrica. A marca premium da Hyundai ainda não deu detalhes técnicos, mas de acordo com a Green Car Reports, a opção de carregamento por indução será lançada no próximo ano - inicialmente como parte de um programa piloto na Coreia do Sul.

O objetivo principal de um sistema de carregamento sem fio é melhorar a conveniência do carregamento doméstico, eliminando a necessidade de conectar e desconectar. O carregamento de um carro elétrico começa automaticamente quando um veículo equipado com uma caixa receptora estaciona sobre uma caixa montado no solo.

Galeria: Genesis GV60

Em veículos premium / luxuosos pode valer a pena a iniciativa, mas o resultado não é certo. Algumas opções de carregamento sem fio de no mercado de reposição que estavam disponíveis para alguns modelos até agora não emplacaram.

De qualquer forma, espera-se que a WiTricity seja o fornecedor de carregamento sem fio do Hyundai Motor Group. O grupo já mostrou alguns conceitos com a tecnologia WiTricity há algum tempo.

A potência total do carregamento sem fio doméstico provavelmente será de 7 ou 11 kW. Pelo menos esses são os valores típicos no novo padrão de carregamento sem fio J2954 lançado em outubro de 2020.

A eficiência do carregamento sem fio em uma distância ao solo de 250 mm é esperada em 94%. O site da WiTricity afirma que a eficiência geral será semelhante à dos métodos convencionais:

"Lembre-se de que estamos lidando com eletricidade aqui e ela precisa ser respeitada. Tanto as cargas de conexão sem fio quanto de plug-in têm blocos funcionais para proteger sua casa e veículo, e esses blocos impedem que qualquer carregamento seja 100% eficiente. Mais no Nível 2 os carregadores têm uma eficiência de 89 a 94%, assim como o carregamento sem fio baseado na tecnologia WiTricity."

No entanto, a maior questão é o custo do sistema, que pode exceder em muito o custo de uma estação de recarga doméstica J1772. Vamos aguardar por mais detalhes. 

Siga o 6666betg no Twitter

Siga o 6666betg no Facebook

Siga o 6666betg no Instagram